Temperando

Aligot com filé mignon e redução de vinho

16/09/2014

1
 Sempre achamos que cozinhar é complicado, mas são receitas como esta, que nos mostra que é bem mais simples do que imaginamos. Aligot com filé mignon e redução de vinho. Uma delicia de prato, que tem como simplicidade na sua execução o ponto mais atraente e fora o sucesso que vai fazer. Aligot tem origem na frança, que nada mais é, que um purê de batatas com queijo, para dar a liga. É muito servido após o prato principal como elo e transição no jantar entre o prato principal e a sobremesa, mas nada impede de servi-lo como acompanhamento no prato principal. Acompanha muito carnes e é o que temos para hoje.
 
 
Para esta receita vamos precisar: 400g de file mignon 500g de batata Vinho tinto seco 200g Queijo gruyere ralado Leite e manteiga a gosto Sal e pimenta do reino a gosto
 
Modo de preparo: Um dos pontos mais importantes para um bom aligot, é um bom purê de batatas, o ideal é que ele seja leve e sem bolotas, e claro, que seja uma batata de qualidade. A qualidade influencia diretamente no resultado final. O primeiro passo é colocar água com sal pra ferver, sendo ideal 1 colher de sopa de sal para cada 1l de água. Enquanto espera, descasque as batatas e corte em pedaços. Se tiver disposição, pode ser cozinhada com casca e depois de cozida descascar as batatas. Mas prefiro assim, antes de cozinhar, pra garantir que não haverá nenhuma surpresa, como batatas podres no interior. Depois de cozidas passe no espremedor duas vezes, para garantir que não ficou nenhuma bolota. Na panela que vai usar para fazer o purê, comece a esquentar um pouco de leite já com o purê de batatas. Só comece a mexer quando o leite estiver quente. Baixe o fogo e vá mexendo e adicionando manteiga. Experimente e se achar necessário, adicione mais leite até atingir uma consistência leve e cremosa. Daí é a hora de acrescentar o queijo gruyere. Mas lembre-se, sempre aos poucos, incorporando devagar. Quando der o ponto de liga, que ficar bem elástico esta pronto o aligot. Em uma frigideira pré aquecida com fio de azeite grelhe o filé mignon, sempre regando com azeite para não ressecar, e não fique virando, primeiro um lado e depois o outro. Reserve o filé.
 
 
Na mesma frigideira vamos fazer a redução do vinho tinto. Para incorporar todo o sabor do file grelhado a nossa redução. Use uma taça pequena de vinho e deixe reduzir. Mexa com leveza para descolar tudo que ficou no fundo da frigideira. Assim que encorpar esta pronta sua redução. Agora é so montar e se deliciar.
 

Últimos Registros:







Ver todos os registros












AS MAIS LIDAS*

1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
* Notícias mais acessadas da semana


Twitter @fashionnews_



Encontre-nos

twitter Facebook



Copyright © 2018
Todos os direitos reservados a Fashion News
Webmail - Administração

Fuzzon