Sala Vip

Valdenora Nogueira

10/04/2019

1
 
Foto: Kadu Martins
 
Partilhar conhecimento e disseminar o saber sempre foi a missão de Valdenora Nogueira, que carrega, no ramo da educação, o desafio – e a satisfação – de ensinar e transformar vidas. Segundo ela, trilhar esse caminho requer amor, dedicação, comprometimento e motivação. Com essa importante tarefa, ela tem promovido transformações permanentes e benéficas na vida dos seus alunos e, com toda certeza, tem se tornado uma verdadeira multiplicadora de sonhos. 
A sala de aula entrou na vida dela muito cedo, quando começou a lecionar a disciplina de Ciências da Natureza, para as turmas da quinta série do Colégio Auxiliadora. Paralelamente, ela iniciou dois cursos: o Científico e Pedagógico. O primeiro, para lograr êxito no vestibular, e o outro porque nutria o sonho de ser professora. No mesmo período em que foi aprovada no Curso de Direito, ela começou a ensinar Língua Portuguesa para alunos do ensino médio do Colégio Polivalente, em Sousa. 
Após essa experiência, ela confirmou a vocação pelo magistério e, logo, optou por fazer vestibular para Letras. “Sempre soube que queria ser professora, mas não sabia de quê. Começar a dar aula de Português, quando era aluna do Curso de Direito, fez-me tomar a decisão certa”. Ela percebeu a sua paixão por idiomas e tudo o que os envolve. Segundo ela, foi um verdadeiro mergulho na literatura, gramática, dialetos, mitologia grega, história, cultura e muito mais. “A licenciatura em Letras exige muita leitura, análise e escrita, é para quem realmente se identifica e gosta de mergulhar nos livros e refletir de maneira crítica sobre o que leu. E eu amo esse universo”, revela. Após concluir Letras, ela retomou o curso de Direito, mas só assistiu ao primeiro dia de aula. “Sentia que havia muito o que aprender na minha área. Eu queria estudar mais, ler muitos livros e assim o fiz. Embarquei na literatura, e a viagem continua, pois o conhecimento é sem fim”, conta.
Para trilhar o caminho da docência, ela se inspirou nas irmãs e nas professoras que a acompanharam durante sua trajetória escolar. “Eu as admirava pelo conhecimento que demonstravam ter e, desde cedo, entendi que ser professor é maravilhoso, pois podemos ajudar a expandir a mente dos alunos e ajudá-los a se tornarem pessoas que sabem se expressar com clareza, em qualquer lugar, bem como incentivá-los a produzir textos - e até projetos - de qualidade, dentro de suas áreas de atuação, e ainda analisar atentamente todo o material que consomem no seu dia a dia”, explica ela que ainda ressalta que a educação transforma o ser humano em sua melhor versão. “Disso tenho provas. Recebo alunos que não sabem redigir nada e, dentro de um ano, passam a escrever bem e tiram excelentes notas no Enem. Isso não tem preço!”, ressalta.
Como educadora, ela acreditou em uma forma diferente de transmitir conhecimento e, prontamente, apostou na ideia de montar um curso preparatório. A concretização do sonho se firmou, em 1994, quando abriu o Curso Clássico de Português Valdenora Nogueira. Para dedicar-se inteiramente a esse projeto, ela pediu demissão dos colégios em que lecionava e teve que aprender a conciliar a rotina de professora, empresária e mãe. Desde então, o curso coleciona aprovações nos principais vestibulares e concursos públicos. “Já tivemos alunos que passaram em cursos concorridos e cujas vidas foram impactadas grandemente. São inúmeros juristas, médicos, nutricionistas, psicólogos, engenheiros com estabilidade financeira. Tenho ex-alunos que são profissionais liberais, e outros que foram aprovados em concursos públicos. Inclusive, já tivemos alunos em primeiro lugar em Concursos Nacionais. O estudo muda a vida das pessoas”, assinala. 
O encantamento de Valdenora pelo que faz também tem servido de inspiração. “Fico orgulhosa quando um aluno me diz que é professor porque se inspirou em mim”, revela. E aponta alguns fatores essenciais para quem quer seguir essa carreira: “Estude e leia bastante, faça inúmeros cursos e comece a praticar, mesmo que seja em escolas pequenas. Além disso, respeite o aluno, seja paciente e tenha a certeza de que todos podem aprender”. Segundo ela, ter amor, entusiasmo, compromisso e ser perito no que faz são primordiais para ter destaque na área em que atua. 
Para o futuro, ela pretende continuar estudando e viajando pelo mundo para aprimorar seu conhecimento em algo que ela também ama ensinar: História da Arte. “Ademais, quero melhorar e ampliar meu Curso Preparatório para Concursos Públicos e Enem, que tanta alegria me dá em virtude das constantes aprovações. Isso me deixa feliz e convicta de que estou no caminho certo”, revela.
 
 
 

Últimos Registros:







Ver todos os registros






AS MAIS LIDAS*

1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
* Notícias mais acessadas da semana


Twitter @fashionnews_



Encontre-nos

twitter Facebook



Copyright © 2019
Todos os direitos reservados a Fashion News
Webmail - Administração

Fuzzon