Saúde

Aprender com arte amplia o aprendizado

20/03/2019

1
Foto: Shutterstock
 
Quem tem filhos ou convive com crianças sabe bem: o aprendizado não acontece somente por meio de livros e aulas, já que tudo pode ser fonte de informação e experiências ricas para os pequenos que estão descobrindo o mundo. E nada melhor que mostrar às crianças o universo da arte, repleto de cores, texturas e oportunidades para criar. O papel do mundo artístico tem crescido cada vez mais nas escolas e já é parte essencial do currículo escolar, já que explorar cores, formas e texturas estimula habilidades e desenvolvimento das crianças.
 
As aulas de artes pode, explorar diferentes habilidades das crianças, estimulando o protagonismo e a criatividade dos alunos. A linguagem artística é a via que interliga todas as outras linguagens que são abordadas na educação infantil. Ela é fundamental para o desenvolvimento humano, é a forma de nos comunicarmos com os outros e com o mundo e desenvolve habilidades que vão auxiliar todas as outras aprendizagens.
 
Por meio da arte, é possível ainda ampliar o repertório imagético, essencial para que o aluno consiga criar textos, desenvolver a habilidade motora fina para escrever, além de contribuir para a formação de alunos críticos.
 
Além disso, é possível listar várias outras vantagens, que beneficiam os mais variados perfis de alunos. As artes despertam a criatividade, pois é uma linguagem que ensina sobre cores, perspectivas e técnicas necessárias para contar uma história de diferentes maneiras. Desenvolve habilidades motoras, pois o simples ato de segurar um pincel, giz de cera ou uma tesoura proporciona o desenvolvimento das habilidades motoras. Os traços e rabiscos dos desenhos já são o início do estímulo à escrita. Os movimentos que a criança faz com as mãos auxiliam na alfabetização.
 
As expressões artísticas permitem o estímulo ao foco e concentração para terminar os desenhos, colagens e pinturas. O foco é um dos elementos importantes para o aprendizado ao longo da vida.
 
As experiências artísticas impulsionam o pensamento crítico, ensinando os alunos a serem mais cuidadosos e meticulosos na maneira como observam o mundo. Também desenvolve o aspecto cognitivo, favorecendo a aprendizagem formal durante a vida escolar.
 
Habilidades sociais também são estimuladas por meio as artes. Muitas atividades proporcionam o aprendizado do trabalho em equipe. As crianças entendem que sua participação é essencial para o sucesso daquela atividade e compreendem que são responsáveis ​​por suas contribuições ao grupo. Se eles pararem ou se atrapalharem, perceberão que é importante assumir a responsabilidade pelo que fizeram.
 
Por: Eliane Belo, professora da Educação Infantil do Colégio Marista Londrina
 

Últimos Registros:







Ver todos os registros
































AS MAIS LIDAS*

1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
* Notícias mais acessadas da semana


Twitter @fashionnews_



Encontre-nos

twitter Facebook



Copyright © 2019
Todos os direitos reservados a Fashion News
Webmail - Administração

Fuzzon