Saúde

7 curiosidades sobre o cérebro das mulheres

18/03/2019

1
Foto: Shutterstock
 
O cérebro é o principal órgão do nosso corpo; responsável pelas nossas ações, emoções, raciocínio e memória. Mesmo sendo pequeno, ele guarda mais de 8 bilhões de neurônios, cerca de 1 trilhão de conexões neurais e ainda consome 1/4 da energia do nosso corpo.
 
Sabemos que a rotina da mulher moderna exige muito esforço do nosso cérebro. A partir de alguns avanços conquistados pela sociedade, a mulher de hoje trabalha, estuda, educa os filhos, cuida da casa e da família e ainda sobra tempo para cuidar da saúde do corpo e da mente; isso tudo em tempo recorde! As mulheres conquistaram a independência de serem o que querem; mães, executivas, esportistas, cientistas, engenheiras, esposas e por aí vai.
 
Essa rotina multitarefas das mulheres exige um esforço a mais do cérebro. A cabeça sempre ocupada e os dois celulares, os filhos pequenos, o relatório de resultados da empresa, a lista do supermercado e os horários do salão são alguns dos diversos compromissos. As mulheres dão conta do recado, mas para ter foco e facilidade para enfrentar os desafios do cotidiano é preciso também ter um cérebro ativo e saudável. Com os avanços nos estudos da neurociência, muito se fala sobre as diferenças entre o cérebro feminino e masculino.
 
Nesse mês das Mulheres, trazemos algumas curiosidades comprovadas pela ciência sobre o cérebro das mulheres:
 
  • Cérebro feminino é mais jovem que cérebro masculino
Nossa idade cronológica nem sempre condiz com a maneira e facilidade com que nosso cérebro funciona. Uma pesquisa realizada pela Escola de Medicina da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, mostrou em estudo que o metabolismo do cérebro das mulheres permanece até 4 anos mais jovem que dos homens. Esse fator pode explicar o porquê as mulheres, principalmente 60+, possuem índices menores de dificuldades de cognição e apresentam melhores resultados em testes de raciocínio e memória
 
  • Mulheres possuem um hipocampo mais avantajado
Segundo estudo conduzido por Cahill, em 2006, as mulheres possuem um hipocampo maior em relação aos homens. O hipocampo é a área do nosso cérebro responsável pelo armazenamento das nossas memórias, de longo e curto prazo.
 
  • Cérebro feminino possuir maior processamento de emoções
O cérebro feminino possui alguns recursos mais aguçados no momento de processar as emoções que são criadas no nosso cérebro. Esse fator pode explicar o fato das mulheres serem mais empáticas em relação aos fatores externos que acontecem e conseguem sentir e expressar emoções de maneira mais arrojada.
 
  • Hormônios femininos impactam no comportamento do cérebro
Alguns hormônios femininos como o estrogênio, presentes com mais força durante o ciclo menstrual, trazem impactos no comportamento das mulheres, principalmente no cérebro e na capacidade de comunicação. Esses hormônios impactam nas habilidades sociais, de acordo com estudiosos da Universidade de Illinois, Chicago. Nesse período do mês, o estrogênio tem impacto no hipocampo, região que também é vital para as habilidades sociais e a amígdala no cérebro, responsável por processas emoções.
 
  • Manter-se ativo diminui risco de demência em mulheres
A prática de exercícios físicos entre as mulheres, principalmente a partir dos 40 anos, diminui em até 90% o risco de adquirir alguma demência ou dificuldades cognitivas; segundo estudo feito pela Universidade de Gothenburg. A pesquisa feita apenas com mulheres de meia idade concluiu que manter o corpo ativo protege o cérebro.
 
  • Ser mãe ativa e cria conexões neurais
Para todas as mamães: a amamentação é benéfica ao nosso cérebro! A troca que ocorre entre bebês e mães durante o momento da amamentação é capaz de criar milhares de novas conexões neurais das mulheres. Além disso, essa relação gera um alto grau de resposta hormonal cerebral, fortalecendo os vínculos emocionais entre mães e filhos. Além disso, a maternidade tem impacto na memória espacial, alterando estruturalmente e funcionalmente o cérebro.
 
  • Cérebro das mulheres possui mais facilidade para atividades práticas
Costumamos dizer que as mulheres possuem soluções para tudo. A neurociência explica: a estrutura que permite a comunicação entre os dois hemisférios do cérebro é maior nas mulheres, otimizando a capacidade do pensamento intuitivo e analítico; apresentando maior capacidade de dar soluções práticas e ações imediatas.
 
O cérebro das mulheres possui suas particularidades; porém, os cuidados com o cérebro se estendem para homens e mulheres; desde crianças até idosos, para garantir maior qualidade de vida e bons resultados na performance em todas as áreas da vida: profissional, pessoal e social.
 
Diante de tantas demandas, as mulheres se destacam e cuidam da saúde do cérebro. Que tal tirar esse mês das Mulheres para cuidar de você? Tire um tempo para cuidar de si; um passeio, uma bela comida, um momento de leitura, cuidar da beleza, estar entre amigos, realizar um trabalho bem feito, ver um filme acompanhada de amigos, cuidar do corpo e ser feliz! Porque ter qualidade de vida é a maior prova de amor que podemos dar a nós mesmas!
 

Últimos Registros:







Ver todos os registros




















AS MAIS LIDAS*

1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
* Notícias mais acessadas da semana


Twitter @fashionnews_



Encontre-nos

twitter Facebook



Copyright © 2019
Todos os direitos reservados a Fashion News
Webmail - Administração

Fuzzon