Me Leva na Mala

Puerto Plata: uma viagem à história da América

15/03/2019

1
Foto: Divulgação
 
O destino dominicano atrai visitantes de todo o mundo pelo valioso patrimônio histórico e cultural que inclui ruínas da primeira igreja e do primeiro lar de Colombo no Novo Mundo. Situado na costa da República Dominicana, Puerto Plata é um destino imprescindível para os amantes da história e da cultura. Os monumentos, construções coloniais, arquitetura particular e ruínas que conservam os primeiros rastros da chegada de Cristovão Colombo na América, entre outras atrações, permitem que os visitantes experimentem a cada passo uma verdadeira viagem à história do continente americano.
 
“A República Dominicana é conhecida como o berço das Américas e Puerto Plata tem o privilégio de ser um registro desse passado”, afirma Magaly Toribio, Assessora de Marketing do Ministério do Turismo da República Dominicana (MITUR). “Os numerosos vestígios coloniais que a província abriga, incluindo uma das fortalezas mais antigas do Novo Mundo e as ruínas de La Isabela, formam um patrimônio valiosíssimo que representa a época em que a influência espanhola se une ao legado dos habitantes originais.”
 
San Felipe de Puerto Plata, a cidade mais importante e conhecida simplesmente como Puerto Plata, encanta os visitantes com belas casas de estilo neo clássico e vitoriano do final do século XIX com cores pastéis e varandas com acabamento em madeira.
 
Imponente, em uma das pontas do Malecón da cidade está a Fortaleza San Felipe, umas das fortificações mais antigas do Novo Mundo. Construída em 1577 para defender a costa norte do país dos ingleses e holandeses, assim como dos piratas franceses em busca do ouro e da prata da região, a Fortaleza San Felipe é, hoje em dia, um museu que exibe canhões originais que miram o Atlântico e armas antigas, além de ser um passeio bonito para desfrutar do pôr-do-sol no mar.
 
As joias de Puerto Plata também conectam o passeio com o presente. Em pleno centro da cidade, situado em um dos edifícios coloniais restaurados do Século XVII, o Museu do Âmbar conta com uma pequena e completa coleção de peças feitas dessa pedra cor de mel, que ainda é extraída da resina fossilizada de árvores pré-históricas. Perto dali, em outra bela casa vitoriana, o Museu Gregorio Luperón conta a história deste herói nacional, líder reconhecido pela vitória das forças dominicanas para restaurar a independência da Espanha em 1865. Ainda estão exibidos lá trajes e móveis dessa época.
 
Um passeio imperdível é explorar as ruínas de La Isabela, o primeiro assentamento espanhol no Novo Mundo, fundado por Cristóvão Colombo em sua segunda viagem, em 1493. Convertido agora em um parque nacional, ainda há marcas do primeiro lar de Colombo na América, no alto de uma escarpa com vista para o mar, e a primeira igreja católica, onde se celebrou a primeira missa. Basta caminhar por ali ou fechar os olhos em frente ao Oceano Atlântico para imaginar expedição espanhola chegando ao Novo Mundo.
 
Na área das ruínas se encontram o Templo das Américas, uma versão moderna daquela igreja original, e um museu que oferece informações sobre os habitantes taínos e a chegada dos espanhóis, assim como outras relíquias preservadas.
 
As marcas da história da América também atravessam a paisagem e a cultura de Puerto Plata. Mar, montanhas, vales verdes, rios e uma grande quantidade de praias se combinam com plantações de cacau e café.
 
Um dos passeios imperdíveis é chegar, de teleférico, ao topo da colina Isabel de Torres, a 800 metros de altura, um dos lugares mais emblemáticos da região, marcado por um gigantesco Cristo Redentor. Uma vez ali, só resta aproveitar as vistas maravilhosas para as praias do Atlântico ou caminhar pelos jardins botânicos cheios da flora local.
 

Últimos Registros:







Ver todos os registros




AS MAIS LIDAS*

1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
* Notícias mais acessadas da semana


Twitter @fashionnews_



Encontre-nos

twitter Facebook



Copyright © 2019
Todos os direitos reservados a Fashion News
Webmail - Administração

Fuzzon