Me Leva na Mala

A tradição de Santa Luzia

29/06/2018

1
Foto: Ceres Leão
 
Manter viva a cultura nordestina, com arraiais, café junino na calçada, trajes típicos, quadrilha e muito forró. Esse é o lema principal da Associação de Turismo e Cultura de Santa Luzia (Santura), que, com o apoio e doações dos moradores locais, realiza, há 11 anos, o São João Tradição da Rua de Baixo, com concentração na Praça da Igreja Matriz, no centro histórico de Santa Luzia, cidade que “ensinou o Brasil a dançar forró”.
 
Para festejar o período mais esperado pelos nordestinos e amantes do forró tradição, a cidade se vestiu de alegria, a começar pelas casas, que foram transformadas em verdadeiros arraiais para receber familiares e amigos.
A praça ganhou bandeirolas, fogueiras, estrutura de palco e barraquinhas padronizadas, para vender comidas típicas, artesanato local e souvenirs. Segundo Regina Amorim, presidente da Santura, o evento vem crescendo a cada ano. “Queremos manter viva a tradição. Anualmente, abrimos as portas de nossas casas para dividir, com todos, a magia do São João. Temos nos empenhado bastante e estamos investindo junto com os moradores e a iniciativa privada a manutenção da festa”, explicou.
 
Foto: Ceres Leão
 
Apesar de toda a tradição, a cidade festeja o período junino, este ano, com um sabor ainda mais especial. Foi aprovado, na Assembleia Legislativa, o projeto que torna o São João de Santa Luzia “Patrimônio Cultural e Imaterial da Paraíba”. O projeto de Lei 1.849/2018, de autoria do deputado estadual Raniery Paulino, visa valorizar a cultura local e reconhecer o São João mais tradicional do sertão paraibano, e segue para ser sancionado.
 
PROGRAMAÇÃO
 
Para este ano, o “São João da Rua de Baixo” teve programação diversificada. A abertura do evento aconteceu às 16h, com o lançamento do livro ”Assistência à Saúde no Município de Santa Luzia do Sabugy, Durante o Século XX”, de José Eymard. Na sequência, teve um passeio de carroças pela cidade, homenagem a Mané de Bia e apresentação de Coco de Roda de Queimadas/PB. À noite, o público contou com dança Rancheira e dança do Camaleão, casamento matuto, quadrilha dos visitantes, queima de fogos e premiação do casal de noivos mais criativos e da roupa junina mais bonita. Após as apresentações, os moradores, com seus familiares e amigos, degustaram várias comidas típicas, que foram colocadas em mesas postas nas calçadas, ao som de muito forró, xote e baião. Para encerrar, show com Geová do Acordeon, que fez o público arrastar o pé na Praça Matriz.
 
Foto: Ceres Leão
 
O evento também contou com o lançamento do “Museu Junino”, que mostra o relato histórico dos festejos da cidade em 10 painéis fotográficos de 0,80cm X 2m. “Estamos realmente muito felizes com esta nova etapa da cidade, pois comemoramos 76 anos do São João de Santa Luzia. A criação desse museu registrará nossas manifestações populares e culturais. Essa é mais uma forma de não deixar as nossas raízes e tradições morreram”, explicou a gestora.
 
Foto: Ceres Leão
 
Tudo isso sob o olhar de oito jornalistas da capital paraibana, que, a convite de Regina Amorim, acompanharam todo o festejo da cidade. Dentre os convidados, estavam Ceres Leão, Alessandra Lontra, Ana Célia Nascimento, Josy Murta, Leila Oliveira, Maria Helena Rangel, Nana Garcez e Pedro Neto. Além do fotógrafo Kadu Martins. Todos hospedados no Arraial Casa de Reboco, de dona Isaura Medeiros. “É incrivelmente maravilhoso acordar com o cheiro do café coado e do queijo assado e ter, ao longe, o som da sanfona tocando, como que despertando os moradores para viver um dia cheio de alegria, mas com uma pitada de nostalgia, na qual relembramos a nossa infância querida. Essa foi a primeira vez que fui a Santa Luzia e espero voltar mais vezes”, declarou Ceres Leão, editora da revista Fashion News e apresentadora do programa É Fashion, pela TV Master.
 
 

Últimos Registros:







Ver todos os registros




AS MAIS LIDAS*

1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
* Notícias mais acessadas da semana


Twitter @fashionnews_



Encontre-nos

twitter Facebook



Copyright © 2018
Todos os direitos reservados a Fashion News
Webmail - Administração

Fuzzon