Saúde

Pré-Natal: Saiba o que é essencial para a mãe e o bebê

20/06/2018

1
Foto: Reprodução/Shutterstock
 
Existe uma série de cuidados e recomendações médicas que devem ser seguidos pela gestante. A chegada de um filho traz diversas mudanças à vida da mulher, que agora passará a ter um elemento especial em sua rotina. É necessário adotar um estilo de vida que proporcione saúde e bem-estar à mãe e ao bebê. E isso vai além das consultas e exames médicos: a alimentação, as atividades e alguns hábitos precisam ser revistos.
 
Para ajudá-la a entender melhor, listamos abaixo alguns cuidados essenciais que devem ser tomados durante o pré-natal.
 
 
Consultas e exames médicos
 
Embora não seja a única medida a ser tomada, é de extrema importância monitorar a saúde da mulher e do bebê. No início da gravidez, as consultas costumam ser mensais e o médico solicita exames de sangue e de imagem.
 
A partir dos resultados, será possível detectar possíveis riscos e fragilidades, que serão acompanhados. A frequência ao médico vai aumentando à medida que a período gestacional avança. Ao final, as consultas se tornam semanais.
 
É importante realizar todos os exames solicitados, tomar os medicamentos prescritos, seguir todas as recomendações e tirar as dúvidas conforme elas forem surgindo.
 
Cuidados na alimentação
 
O ideal é manter uma dieta balanceada durante a gestação. Essa medida é eficaz para qualquer momento da vida, mas na fase pré-natal, ajuda a mulher a manter o equilíbrio de vitaminas no organismo.
 
O recomendado é alimentar-se moderadamente a cada 3 horas. Isso ajuda a aliviar a queimação, muito comuns às gestantes. Além do mais, o ganho excessivo de peso deve ser evitado como medida preventiva à diabetes gestacional e outras complicações. Ganhar menos peso que o aconselhado também pode não ser bom para a gestação: o ideal é ficar entre 9 e 12 quilos.
 
Aí vai uma dica: as carnes e verduras devem ser bem cozidas para prevenir a intoxicação por toxoplasmose!
 
Atividade física na importância do pré-natal
 
Não é toda atividade física que pode ser recomendada para gestantes, mas levar uma vida sedentária também não é adequado. Algumas modalidades ajudam a proporcionar maior conforto e bem-estar durante a gestação.
 
Normalmente, o pilates e a hidroginástica são as modalidades mais recomendadas. Há quem considere que a dança do ventre ajuda a preparar o corpo para o momento do parto, já que fortalece a musculatura pélvica.
 
Entretanto, mulheres que eram sedentárias até o início da gravidez devem conversar com o médico sobre a possibilidade de iniciar uma atividade física. Aliás, qualquer modalidade adotada precisa ser devidamente autorizada pelo obstetra que acompanha a paciente.
 
Hábitos e vícios
 
É primordial evitar o consumo de álcool, cafeína, cigarros e drogas durante a gestação! Alguns medicamentos e produtos para cabelo, como tinturas, também são contraindicados.
 
É importante que, antes de ingerir qualquer substância, a mulher pense em sua saúde e, principalmente, no bebê que está em formação em seu ventre
 
 
Fonte: Blog Dicas de Lingerie
 
 

Últimos Registros:







Ver todos os registros




















AS MAIS LIDAS*

1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
* Notícias mais acessadas da semana


Twitter @fashionnews_



Encontre-nos

twitter Facebook



Copyright © 2018
Todos os direitos reservados a Fashion News
Webmail - Administração

Fuzzon