Saúde

Dentista orienta sobre a importância do fio dental

29/05/2018

1
 
Foto: Reprodução/Shutterstock
 
 
Além de visitar o dentista a cada seis meses, existem outros hábitos que devem fazer parte da rotina de quem busca uma higiene bucal adequada. O fio dental, apesar de ser frequentemente esquecido na hora da higienização, tem um importante lugar na manutenção da saúde bucal. Este item consegue remover placas bacterianas e restos de comida entre os dentes, local não alcançado pela escovação. Por isso, é necessário manter hábito de usá-lo. “É muito importante seguir alguns cuidados simples no dia a dia que podem auxiliar no combate de problemas e garantir um sorriso bonito e saudável”, adianta a cirurgiã-dentista da Odontogalerie, Taís Cristina da Rosa.
 
Para utilizar o fio dental corretamente, a profissional dá algumas dicas. Confira:
 
1. Importância do uso do fio dental.
 
A escova de dente não é suficiente para fazer a limpeza ideal da cavidade bucal. “O fio dental proporciona a limpeza por meio da remoção da placa bacteriana e de resíduos que se acumulam na superfície dental”, explica a profissional. O item é indicado para limpar onde a escova não alcança, que é a área entre os dentes. Pacientes que não fazem uso do fio dental, ou não utilizam de maneira correta, apresentam um acúmulo maior da placa bacteriana. Por isso, esse quadro acaba facilitando o surgimento de outros problemas, como doenças gengivais, cárie e mau hálito.
 
2. Fio dental é importante, mas deve ser usado com cuidado
 
Assim como uma escovação feita com maior força, o uso incorreto do fio dental também pode resultar em problemas para a saúde bucal. Quando a força é aplicada durante o uso é possível que aconteça uma lesão na gengiva, o que explica o incômodo que algumas pessoas sentem ao usá-lo. “Isso pode causar um pequeno sangramento e desconforto local, que deve melhorar em um curto período de tempo”, esclarece a odontologista. Entretanto, a higienização não deve ser interrompida, apenas fique atento à forma com que você está manuseando o fio. Nos casos em que o sangramento persistir é indicado procurar um profissional. Assim, ele poderá orientar e avaliar a saúde gengival do paciente em questão.
 
3. O fio dental pode ser usado antes ou depois da escovação
 
Taís explica que não existe uma regra para a ordem do uso do fio dental – ele pode ser passado antes ou depois da escovação desde que seja feito de maneira delicada e sem pressa. Ela ressalta, porém, que uma boa dica é dar preferência ao uso antes da escovação, pois se trata de uma operação trabalhosa e que exige atenção e cuidado. “Quando deixam o uso do fio dental para depois da escovação, muitas pessoas sentem que já completaram a limpeza dos dentes apenas com a escova regular e abandonam a prática da limpeza interdental, que viria em seguida. Passando o fio previamente, o item remove a placa bacteriana que se encontra entre os dentes de maneira eficaz e sem correr o risco de deixar de lado uma etapa tão importante”.
 
4. Cuidar da saúde bucal é beneficiar todo o corpo
 
Essa é uma das informações mais valiosas sobre o tema: problemas na região bucal podem interferir no funcionamento de todo o corpo. “Nossa boca é exposta a diversas bactérias diariamente e, se não existe limpeza adequada, uma pequena inflamação gengival pode se transformar em algo mais grave, cujos malefícios se espalham pela corrente sanguínea e podem causar problemas ainda mais sérios no corpo humano”, conta Taís. Gengivite e periodontite são alguns exemplos de quadros que podem surgir a partir da falta de higiene e do acúmulo de bactérias. De acordo com ela, é essencial que se procure um especialista para evitar que as doenças tenham desdobramentos complicados e as bactérias atinjam órgãos como o coração.
 

Últimos Registros:







Ver todos os registros


















AS MAIS LIDAS*

1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
* Notícias mais acessadas da semana


Twitter @fashionnews_



Encontre-nos

twitter Facebook



Copyright © 2018
Todos os direitos reservados a Fashion News
Webmail - Administração

Fuzzon