Saúde

Novembro azul: Cuidados do homem com o corpo e a alma

10/11/2017

1
Foto: Shutterstock
 
*por Angeli Raposo Lucena (Clínica Neoser)
 
No mês de novembro, o mundo presencia o movimento conhecido no Brasil como Novembro Azul. Um mês dedicado a incentivar o exame para diagnosticar e/ou prevenir o câncer de próstata. Porém, avaliando essa campanha, encontramos também um bom momento de refletir sobre o homem em si e toda sua complexidade, que, infelizmente, está relacionado a pressupostos como “homem não chora”, “homem não sofre por amor” ou “homem é quem manda”, e a realidade é que eles acabam cuidando menos de sua saúde, inclusive, da saúde mental.
 
Além dos cuidados com a próstata, este se torna um mês para que os homens pensem sobre sua construção de vida, inclusive procurem um espaço em que possam analisar os próprios problemas. A psicologia, por exemplo, fornece este momento reflexivo, livre de estereótipos, julgamentos e opiniões. É um espaço psicoterápico que ajuda e promove, no homem, um novo olhar sobre suas potencialidades. No processo psicoterapêutico, o paciente é convidado a reelaborar o que entende sobre si, sobre os outros e sobre o mundo, de maneira que eles se sintam confortáveis em se expressar, livres das amarras e ditados sociais.
 
O Ministério da Saúde apresentou, neste ano, dados que mostram os índices de suicídio. No relatório, os homens aparecem com uma taxa de mortalidade por suicídio de 79%, enquanto que as mulheres apresentam 3,6 vezes menos que esse número, 21% do total. Segundo a pesquisa, entre os homens, os viúvos, os separados e os solteiros são os que mais aparecem nesses 79%. Em 2008, uma pesquisa organizada pela Universidade do Canadá, mostrou que homens que são incentivados ou propensos a falarem sobre seus sentimentos, estão mais “distantes” do suicídio, do que aqueles que não se expressam.
 
Aos homens, desejamos um envolvimento prazeroso e saudável com seu corpo, buscando realizar os exames médicos necessários que os ajudem a descobrir e/ou evitar doenças, como o câncer de próstata, entre outras. Mas também incentivamos que se dediquem a encontrar as enfermidades que assolam sua alma, que, muitas vezes, dificultam uma plena e satisfatória vida com aqueles que os querem bem. Procurem apoio e ajuda para falarem de si. São vocês, homens, que podem recriar novos ditados populares, pois o homem pode chorar, sofrer e amar, sim!
 
 
 
 
Equipe Neoser:
Elayne Lima - CRP 13/7070
Tassia Mendes - CRP 13/6920
Luana Diniz - CRP 13/7063
Angeli Lucena - CRP 13/6939
Márcia Almeida - CRP 13/7055
Valeska Maia - CRP 13/6926
Rodrigo Gomes - CRP 13/7337
 

Últimos Registros:







Ver todos os registros


















AS MAIS LIDAS*

1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
* Notícias mais acessadas da semana


Twitter @fashionnews_



Encontre-nos

twitter Facebook



Copyright © 2017
Todos os direitos reservados a Fashion News
Webmail - Administração

Fuzzon