Sala Vip

Renata Cabral

22/03/2017

1
 Foto: Kadu Martins
 
Uma pessoa de muitas facetas: bancária, advogada, produtora cultural, mãe de quatro filhos e, além de tudo, artista plástica. Esta é Renata Cabral Cordeiro, dona de um talento excepcional, que, atualmente, vive, respira e transmite sua essência através da arte. “Sou artista desde que nasci. O meu olhar observador, minha introspecção e sensibilidade já demonstravam que a arte corria nas minhas veias. Sempre fui autodidata, e o desenho, para mim, foi algo muito natural desde a infância.”
 
Metas no trabalho, entrega de projetos na especialização, petições e prazos para cumprir, sem falar do necessário cuidado com seus filhos...Tudo isso parecia sobrecarregá-la. Foi, então, que Renata passou a usar a pintura como uma válvula de escape. Um hobby. ”Eu não precisava vender arte: eu precisava respirar arte!” cita a artista. Cada novo trabalho, ela fotografava e publicava nas suas redes sociais. Até que a conceituada galeria Democrart, com sede em São Paulo, acessou o seu perfil e solicitou o envio de fotos de alguns trabalhos seus, para que pudessem assinar um contrato de vendas de giclées, que são reproduções em excelentes qualidades e séries limitadas. Para ter ótimas fotos, Renata contratou o profissional Toddy Holland, que fotografou todas as pinturas. A galeria recebeu as imagens e pronto! Firmaram o acordo em 2015.
 
Depois de seis meses, veio sua primeira exposição internacional: a ArtBrazil, em Fort Lauderdale. Toddy havia mostrado as fotos das pinturas de Renata para a fotógrafa e curadora de arte Jade Matarazzo. A exposição foi um grande sucesso! “Fiz questão de ir pessoalmente. Ainda lembro do semblante dos organizadores do evento ao perceberem que eu era a artista das mulheres de olhos grandes, abordando-me: “Cabral? So, are you Renata Cabral?”, pronunciando o meu nome com aquele sotaque americano bem peculiar. Eu, com um inglês modesto, apenas meneava a cabeça afirmativamente, com uma alegria que não cabia dentro de mim”, brinca Renata. Depois desta exposição, a Galeria Viana Brasil, na Flórida, passou a representá-la nos Estados Unidos. De lá para cá, os convites para exposições foram sempre presentes, e as pessoas passaram a reconhecer a sua arte mesmo sem ver sua assinatura.
 
Além de Toddy Holland e Jade Matarazzo, Renata sempre teve o apoio de sua família. Faz questão de falar de sua mãe, Rivanda Coutinho, que costuma cuidar dos seus filhos enquanto ela produz. O auxílio de sua psicoterapeuta Karina Simões foi indispensável, orientando Renata durante o caminho da descoberta, assim como o apoio do marido, o poeta Júnior Cordeiro, que continua sendo um grande incentivador.
Suas influências para a arte vêm da vivência da infância, na cidade de Sapé, até a fase adulta, estudando o legado dos grandes gênios da pintura, como Klint, Modigliani e Schiele. Desta forma, a artista foi se encontrando.
 
Desde os 16 anos, Renata Cabral faz suas experiências com a pintura. Além da tinta, costuma usar colagens com tecidos e papéis. Atualmente, ela trabalha com pintura em acrílica sobre tela. No entanto, possui alguns trabalhos, no início da sua trajetória, a óleo. Recentemente, ao ser contratada por uma construtora, elaborou um grande painel em azulejos cerâmicos para instalação em um prédio residencial no Bessa.
 
No Brasil, possui exposições na Paraíba, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Já no exterior, suas obras já foram expostas em Portugal, Estados Unidos e França. Neste ano, ela voltará a Portugal, com exposição em Madri e Lisboa.
 
Suas obras têm apreciadores de vários países. A maior delas é um grande painel, pintado em acrílica sobre tela, que retrata oito advogados dissecando a justiça, instalado em um importante escritório jurídico do Recife. Contudo, sua maior paixão é retratar as mulheres, pois é fascinada pelo universo feminino.
 
 

Últimos Registros:







Ver todos os registros






AS MAIS LIDAS*

1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
* Notícias mais acessadas da semana


Twitter @fashionnews_



Encontre-nos

twitter Facebook



Copyright © 2017
Todos os direitos reservados a Fashion News
Webmail - Administração

Fuzzon