Saúde
Torcicolo, dor no pescoço ou irradiando para o braço? Você pode estar com Cervicalgia!
Torcicolo, dor no pescoço, sensação de queimação ou de choque que se irradia do pescoço para o ombro podendo chegar ao braço... Esse é um quadro bem conhecido dos trabalhadores e estudantes que passam horas em seus computadores, livros, e agora também nos seus tablets e celulares. Esses incômodos podem ser sinal de uma cervicalgia, mas o que é? Por que acontece? E como prevenir e tratar esse mal?
O que é?
Cervicalgia significa dor no pescoço. Ela pode se desenvolver devido a um problema nos músculos, nervos, articulações, discos intervertebrais, vasos, pele ou uma mistura dessas estruturas.
Por que acontece?
A cervicalgia é multifatorial, ou seja, cada uma tem a sua história. Na maioria das vezes, três fatores se somam para provocar e manter esse problema: permanecer muito tempo com o pescoço flexionado (deitado, sentado ou de pé); não ter momentos de repouso revigorante; e estresse em casa, no trabalho, nos relacionamentos...
Como prevenir?
Procure identificar dentre os três fatores em qual você se enquadra e faça de tudo para evitá-los.
Como tratar?
Se você já está com cervicalgia, o mais importante é receber um diagnóstico correto. Observar se foi causada por uma distensão muscular, hérnia de disco, artrose...
Se a dor estiver muito forte, o médico irá solicitar repouso e medicação. Em alguns casos a acupuntura, a utilização de colar cervical e a fisioterapia analgésica ajudam a amenizar a dor.
Quando a dor aliviar, a fisioterapia manual é uma excelente escolha de tratamento. Dentre as técnicas utilizadas destacam-se a osteopatia, RPG, a estabilização segmentar vertebral e a tração.
A cirurgia da coluna, por convenção, só é indicada quando o tratamento conservador não consegue amenizar as dores e evitar novas crises. Este tipo de tratamento, se for bem conduzido, evita a cirurgia em 90% dos casos.
(Fisioterapeuta)
- Mestre em Fisioterapia pela UFRN;
- Osteopata e Posturoterapeuta pela ATMS – Bélgica
Últimos Registros: